Calendário

Auto-regulação da aprendizagem

Em que consistiu a inovação da teoria de Darwin?

A teoria de Darwin defende a continuidade entre espécies que, embora diferentes no aspecto, fariam parte de uma mesma linha de evolução ao longo de muitos milhares de anos. Esta inovação consistia em que os sobreviventes, que darão origem à geração seguinte, transmitiriam aos seus descendentes as características naturais que os tornaram mais adaptados.
Deste modo, a fauna e a flora teriam sempre estado em evolução.
Os seres humanos evoluíram como as outras espécies?
Para Darwin, os humanos evoluiriam por selecção natural, a partir de antepassados mamíferos, comuns aos outros prima-tas. A maior oposição veio das Igrejas por considerarem as teses de Darwin contrárias aos livros sagrados e só nos finais do século XIX se inicia o processo de compatibilização destas teorias com os textos bíblicos.
Qual a importância da teoria de Darwin para a Psicologia?
Actualmente há muitos estudos sobre o stress que analisam a tensão resultante da pressão ambiental sobre os mecanismos biológicos. Os investigadores utilizam o método comparativo para estudar as analogias entre as reacções observadas em animais de laboratório e as reacções humanas porque admitem o parentesco entre o ser humano e os animais.
Outro método usado pelos psicólogos é a observação naturalista ou ecológica em que se observam os sujeitos no seu ambiente natural para investigar o efeito da adaptação ao ambiente nos seus comportamentos.Podemos então concluir que a teoria de Darwin permitiu à Psicologia situar o estudo do comportamento humano no contexto dos outros seres vivos que se batem pela sobrevivência na adaptação ao meio.