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Auto-regulação da aprendizagem

Piaget



Com Piaget supera-se a concepção do determinismo biológico (inatismo) e do determinismo ambiental (do meio)

O que se entende por determinismo biológico?

Resposta: O Homem não é determinado biológicamente, pode controlar os seus impulsos, os amimais não se conseguem controlar.

E por determinismo ambiental?

Resposta: O Homem é influenciado pelo meio mas pode fugir dele.


O construtivismo de psicólogos como Jean Piaget (1896-1980) e Jerome Bruner (n. 1915) defende que o conhecimento é sempre uma interacção entre o que se apresenta de novo e o que já sabíamos. Para estes autores, aprender é construir modelos ou esquemas para interpretar a informação que recebemos, ou seja, para a tornar significativa.

O conhecimento não é uma cópia da realidade.

O sujeito não é passivo. Ele constrói activamente o conhecimento e as suas próprias estruturas mentais ao longo dos primeiros 12/15 anos de vida.

A concepção de Piaget já mostra o comportamento como resultado de uma relação interactiva entre uma personalidade (cujas estruturas se reconstroem constantemente) e uma situação que vai sendo interpretada em função da complexidade das estruturas existentes no sujeito, de modo a adaptar esse indivíduo ao meio: R = f (S-P). ("R" = resposta; "S" = situação; "P" = personalidade).

Também em Bruner, o comportamento é encarado como uma resposta complexa resultante de um processo multifactorial. Nestes autores, a complexidade do comportamento exige que se associe ao método experimental (que estuda os aspectos comuns) a observação clínica (que estuda o sujeito individual, muitas vezes em contexto natural).


Explica a seguinte expressão: R = f (S - P)

Resposta: Resposta está em função do estímulo e da pesonalidade.